terça-feira, 25 de agosto de 2015

Governo do Maranhão garante balneabilidade das praias de São Luís

Presidente da ABIH-MA, João Barros; a secretária de Turismo do Maranhão, Delma Andrade; o secretário de Governo de São Luis, Lula Fylho; e o presidente da Caema, Davi Telles.
O último domingo (23) foi um marco para o turismo de São Luis (MA). O Governo do Maranhão iniciou obras que garantirão a balneabilidade das praias da cidade. Serão investidos mais de R$ 14 milhões nas obras desta etapa do programa “Mais Saneamento”, que terá um prazo de 12 meses. “Ao priorizar a meta de elevar o nível de tratamento de esgoto de São Luís, de 4% para 70% até o final de 2018, o Governo do Estado garante qualidade de vida, proteção ao meio ambiente e incentivo ao turismo no Maranhão”, explicou a secretária de Turismo do Maranhão, Delma Andrade. 

Dois importantes atrativos turísticos da capital maranhense passarão por intervenções, por meio da Caema (Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão). A Lagoa da Jansen terá, em 60 dias, 12 dos 27 pontos de esgoto eliminados. Será implantado um novo sistema de tubulação de mais de um quilometro de extensão. Os demais 15 serão eliminados até 2016. 

A outra obra consiste na despoluição dos corpos hídricos do Rio Pimenta e Claro, que irá garantir a balneabilidade das praias de São Luís. O projeto consiste na implantação de um novo sistema de tubulação com quatro quilômetros de extensão nas margens dos rios. Também será construída uma estação elevatória e rede de coleta de 30 mil metros na região. “Cuidar do saneamento é garantir que as pessoas tenham melhor qualidade de vida e a certeza de que o Meio Ambiente estará protegido. Isso tudo atrai turistas e são obras que geram emprego e renda”, disse o diretor da Caema, Davi Telles. 

De acordo com a secretária de Turismo, a despoluição das praias de São Luis e da Lagoa da Jansen é crucial para que São Luís seja novamente inserida do mercado turístico nacional e internacional. O turismo de Sol & Praia é a principal motivação dos brasileiros e dos estrangeiros que visitam o Brasil. “De acordo com o estudo de Demanda Turística Internacional, realizada pelo Ministério do Turismo, 46,5% dos turistas de outros países viajam para o Brasil por motivo de Lazer. Desses, 66% buscam Sol & Praia. Em segundo está o segmento de Ecoturismo e Aventura (19%) e em terceiro, Cultura (11,5%)”, detalhou Delma Andrade.

O secretário de Governo de São Luis, Lula Fylho, reforçou a importância da ação para inserir a cidade na rota do segmento de Sol & Praia. “De acordo com pesquisas que realizamos no Município, o segmento ocupa o terceiro lugar na intenção de viagens. Esta medida garantirá que estejamos mais prontos ainda para receber visitantes que procuram o litoral. Além disso, a própria população ganha com mais uma opção de lazer. Governo e Prefeitura reafirmam novamente a parceria que possibilita a atração de mais turistas e investimentos para a cidade”, disse o secretário.

A expectativa, tanto do Governo do Estado como dos empresários do setor, é que a medida, aliada à ações de divulgação, insiram novamente a capital no imaginário dos turistas. Atualmente, os Lençóis Maranhenses lideram a busca dos que visitam o Estado, mesmo São Luis sendo o principal portão de entrada.

Para o presidente da ABIH-MA, João Barros, estas obras representam um marco não só para o turismo de São Luís, mas para o setor em todo o Estado. “Esta medida mostra que o turismo tem o apoio do Governo e que a partir da união com o trade, teremos uma nova realidade. Melhoria na infraestrutura é crucial para que o setor se desenvolva”. 

Litoral do Maranhão

O Maranhão possui cerca de 640 km de extensão, o que o torna o segundo maior litoral do Brasil. Tudo conspira para uma das melhores experiências de Sol & Praia que quem visita o Maranhão pode ter.

A ilha de São Luís oferece algumas das mais belas praias de nosso litoral, com larga faixa de areia, mangues, dunas, vegetação rasteira e orlas urbanizadas. São dezenas de opções de bares e quiosques que servem os mais variados pratos e bebidas. Águas tranquilas são propícias aos esportes náuticos como surfe, kitesurf, windsurf e vôos de ultraleve. 

Algumas das praias da ilha são:

Praia da Guia - Fica no lado oeste da ilha, tem larga faixa de areia, mangues, dunas e vegetação rasteira. Sua localização permite uma vista panorâmica da parte histórica de São Luís. Embora a Guia fique distante apenas 2,5 Km do centro da cidade, trata-se de uma praia deserta. 

Praia da Ponta D’Areia - Muito frequentada por ser distante do centro apenas 3,5 Km, e famosa pelos clubes de reggae instalados à beira-mar. Recentemente ganhou mais um atrativo. Além da água morna e do espaço para praticar esportes, o Espigão se tornou o ponto turístico mais indicado para a apreciação do pôr-do-sol.

Praia de São Marcos (Marcela) - Praia preferida pelos adeptos da prática de atividades físicas, oferece calçadão para caminhadas e corrida, pedalada e esportes náuticos como o kitesurf e o surfe. Situa-se na entrada da Baía do mesmo nome, a 5 Km do centro. Conta com diversos bares e com barracas padronizadas. 

Praia do Calhau - Praia tranquila, com ondas fracas, areia amarela e fina, dunas e pequenos morros. Presença de várias casas de veraneio, bons bares, restaurantes, sorveterias e hotéis. Fica a 9 Km do Centro. 

Praia do Caolho - Trecho entre a praia do Calhau e a do Olho dÁgua, conta com diversos bares, restaurantes, sorveterias e hotéis. O acesso é pela Av. Litorânea ou pela Av. Daniel de La Touche,a 7,5 Km do Centro. 

Praia do Olho D´Água - Praia tradicional e uma das mais bonitas de São Luís, situada a 10 Km do centro, possui faixa larga de areia branca e fina, ondas na primeira metade do ano, dunas que chegam a atingir mais de 10 metros de altura, morros e falésias. É bastante procurada para prática de pesca de molinete. Conta com diversos bares e restaurantes. 

Praia do Meio - Praia de areias amareladas e batidas, ondas fortes no verão, quando a água fica mais clara. Fica entre as praias do Olho dÁgua e do Araçagi (Município de Paço do Lumiar), a 18,5 Km do Centro. Possui iluminação na orla. Propícia para prática de windsurf e vôos de ultraleve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário