quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Grandes shows encerram o Mais Cultura e Turismo na praça Nauro Machado

O projeto Mais Cultura e Turismo se despede esse final de semana com shows memoráveis na praça Nauro Machado, centro histórico de São Luís.  Na quinta-feira, 27 de agosto, as atrações ficam por conta do cantor maranhense Roberto Ricci e dos bois da Madre Deus e de Morros. No sábado, encerramento do projeto, a animação fica por conta de Luiz Melodia, Flávia Bittencourt e as Divinas Folias, também na Nauro Machado.

Um projeto desenvolvido pelo governo do Estado do Maranhão, por meio das secretarias de Cultura e Turismo, que valorizou e resgatou a cultura maranhense, revitalizou o centro histórico, incentivou a economia local por meio da comercialização de produtos artesanais e feiras gastronômicas, além de incentivar a ocupação de espaços públicos como as praças, em São Luís e Barreirinhas, e o Espigão Costeiro.  As metas do projeto integram as diretrizes do governo Flávio Dino, que é a valorização da cultura e identidade maranhense.  “Por meio do reconhecimento e incentivo à cultura do Maranhão, que é um atrativo turístico, é possível priorizar a geração de oportunidades e apoio ao empreendedorismo e consequentemente o desenvolvimento econômico e social da região”, enfatizou Delma Andrade, secretária de Turismo do Maranhão.

O Mais Cultura e Turrismo atuou como uma vitrine para apresentação e valorização de excelentes cantores e bandas maranhenses. “A diversidade cultural do Maranhão é intensa, e quanto mais incentivo e profissionalização para se desenvolver, as oportunidades se concretizam e o projeto contemplou essa demanda de resgatar e apresentar grandes nomes da cultura maranhense para o público local e turistas”, disse a Delma Andrade. Ao longo do projeto, com duração de dois meses, mais de 60 shows de cantores da terra passarão pelos palcos.

O vocalista da banda Filhos de Jah, Fabinho de Jah, o momento é único para a cultura maranhense. “É o nosso trabalho sendo reconhecido e incentivado pelo “Mais Cultura e Turismo” e acima de tudo a oportunidade que temos de apresentar música própria e conhecidas para o público maranhense e visitantes”, disse.  O cantor Celso Reis, que também se apresentou no projeto complementou reforçando que a atividade proporciona um intercâmbio com o visitante que conhece a produção musical maranhense de primeiríssima qualidade. “É preciso resgatar a nossa cultura e a autoestima do maranhense, é preciso apresentar a riqueza cultural maranhense ao Brasil e o projeto funciona com um cartão de visita da nossa cultura”, afirmou.

Resultados positivos também a economia que envolve os empreendedores do artesanato e da culinária maranhenses. No decorrer do Mais Cultura e Turismo foram organizadas feirinhas que beneficiaram cerca de 50 comerciantes desses setores. De acordo com o superintendente do CEPRAMA, Marcelo Medeiros, aproximadamente 50 profissionais da arte fizeram parte do rodízio nos estandes da feirinha na ponta D´areia. “Para cada final de semana, contemplamos produtos que se destacaram pelo tipo, qualidade, diversidade e ligação com a cultura maranhense com fins de que tanto o morador ou o visitante tivessem acesso ao artesanato maranhense”, explicou.   

Da apreciação de produtos diferenciados a degustação da culinária maranhense.  Nas áreas próximas ao palco do Mais Cultura, Mais Turismo, além da exposição do artesanato uma feira gastronômica apresentava outro forte atrativo maranhense; pratos típicos (peixe frito, arroz de cuxá e de camarão, tortas de camarão e caranguejo), salgados com recheios de frutos do mar e doces de espécie, tradicionalíssimo da histórica Alcântara, distante 22 km de São Luís.

Nenhum comentário:

Postar um comentário