domingo, 30 de agosto de 2015

Programação de férias apresentou a cultura do Maranhão para turistas e maranhenses






A primeira edição do projeto “Mais Cultura e Turismo” chegou ao fim no último sábado, 29 de agosto. O programa, realizado pelo Governo do Maranhão, por meio das Secretarias de Turismo e Cultura foi concebido com o objetivo de garantir uma programação de férias, tanto para os turistas que visitam o estado, quanto para a população maranhense. Foram mais de 60 atrações culturais, com feiras gastronômicas e de artesanato, envolvendo mais de 100 de artistas e profissionais, e animaram os meses de julho e agosto de São Luís, no Espigão da Ponta D’Areia e no Centro Histórico; e em Barreirinhas, na Beira Rio. 

Para o governador do Maranhão, Flávio Dino, o projeto é mais uma iniciativa do Governo do Estado de valorização a vasta cultura local. “Essa é mais uma forma de confirmarmos a prioridade que damos às regiões turísticas do nosso Estado. A ideia é integrar o turismo da região com outras atividades, incentivando o turismo cultural e aquecendo a economia dessas localidades. É uma forma de garantir mais alternativas para o turista conhecer a cultura e os artistas maranhenses”, disse Dino. 

A secretária de Turismo do Maranhão, Delma Andrade, explicou que o programa chegou para complementar a experiência dos visitantes que escolheram o Maranhão para passar férias. “Além dos atrativos turísticos já consolidados, esta proposta permitiu que eles conhecessem mais sobre as nossas manifestações culturais, rica gastronomia e artesanato diversificado”, explicou Delma. 

Já o secretário de Estado da Cultura, Felipe Camarão, explicou que a iniciativa conjunta foi uma ação concreta de descentralização de ações, proposta pelo governador Flávio Dino. “Para implementar uma política cultural coerente e capaz de atender os diversos públicos, promovemos a ocupação de espaços e equipamentos culturais durante esses dois meses”, disse. 

‘Mais Cultura e Turismo’ terá continuidade no interior do Maranhão 

Uma noite memorável, com homenagens, emoção, depoimentos marcantes e a presença de autoridades, imprensa e trade turístico, que foram apreciar o melhor da cultura maranhense, marcou o encerramento. Nem a forte presença da lua com seu majestoso brilho foi capaz de ofuscar a magia e simplicidade das Divinas Folioas, a suavidade e doçura de Flávia Bittencourt, e o encanto de Luiz Melodia. 

A estrutura feita pelo Governo do Estado facilitou a interação entre artistas e público, com isto famílias, crianças, idosos puderam curtir a noite com muita tranquilidade e segurança. "Além da boa interação com o público, que cantou e dançou com nossas músicas, fizemos um grande show. Foi uma noite especial", comemorou o cantor Luiz Melodia. 

Para a cantora Flávia Bittencourt faltava uma inciativa como essa. “Essa interação entre a música, a cultura, o turismo era necessário. Faltava um projeto assim, que valorizasse tudo isso. É importante que os maranhenses conheçam o que é da nossa terra. E com o ‘Mais Cultura e Turismo’ houve essa oportunidade”, comentou ela. 

O Governador do Maranhão, Flávio Dino, falou que o importante, além da valorização, foi o incentivo a economia local. Ele aproveitou a oportunidade para dizer que o projeto se estenderá, ainda neste semestre para outras cidades do Maranhão e que no final do ano, período de férias, a ação retorna a São Luís. “O formato é o mesmo para as cidades do interior; feiras gastronômicas, de artesanato e apresentação de artistas do próprio município. Tudo isso organizado tanto para os moradores quanto para os visitantes para eu conheçam e tenham contato com a cultura maranhense”, destacou o governador. 

De acordo com a Secretária de Turismo do Maranhão, Delma Andrade, o projeto “valoriza o povo, a cultura e os espaços públicos existentes, proporcionando momentos de lazer e integração entre os maranhenses e turistas”. 

E o público gostou e já pede bis. “Vim com meu esposo, meus dois filho, nora, netos, para assistir esse espetáculo, ainda mais ouvir Luiz Melodia, que marcou minha geração com suas músicas e não poderia deixar de vir curtir. E a expectativa é que não morra aqui, que essa ação continue para que não somente turistas, mas os próprios maranhenses possam desfrutar da nossa cultura”, afirmou a aposentada Maria Antonieta da Silva. 

Valorização da cultura

As metas do projeto integram as diretrizes do governo Flávio Dino, que é a valorização da cultura e identidade maranhense. “Por meio do reconhecimento e incentivo à cultura do Maranhão, que é um atrativo turístico, é possível priorizar a geração de oportunidades e apoio ao empreendedorismo e consequentemente o desenvolvimento econômico e social da região”, enfatizou Delma Andrade. 

O ‘Mais Cultura e Turismo’ atuou como uma vitrine para apresentação e valorização de excelentes cantores e bandas maranhenses. “A diversidade cultural do Maranhão é intensa, e quanto mais incentivo e profissionalização para se desenvolver, as oportunidades se concretizam e o projeto contemplou essa demanda de resgatar e apresentar grandes nomes da cultura maranhense para o público local e turistas”, ressaltou a secretária de Turismo. 

Para o vocalista da banda Filhos de Jah, Fabinho de Jah, o momento foi único para a cultura maranhense. “É o nosso trabalho sendo reconhecido e incentivado pelo ‘Mais Cultura e Turismo’ e acima de tudo, a oportunidade que temos de apresentar música própria para o público maranhense e aos visitantes”, disse. 

O cantor Celso Reis, que também se apresentou no projeto, complementou reforçando que a atividade proporciona um intercâmbio com o visitante que conhece a produção musical maranhense de primeiríssima qualidade. “É preciso resgatar a nossa cultura e a autoestima do maranhense, é preciso apresentar a riqueza cultural maranhense ao Brasil e o projeto funciona com um cartão de visita da nossa cultura”, afirmou. 

“Nunca imaginei encontrar tamanha variedade e programação de excelente qualidade aqui no Espigão. Vim para apreciar o por do sol e me deparo com essa apresentação”, exclamou o turista de Belém, Paulo José Sardela, em um dos domingos ensolarados no Espigão Costeiro da Ponta D`Areia. 

Boas-vindas e boas vendas

O “Mais Cultura e Turismo” encerra com sucesso de público e incremento na economia do comércio, em especial no Centro Histórico de São Luis, que concentrou parte das atividades. Estima-se um crescimento nas vendas em torno de 30% em relação aos dias comuns. O resultado positivo se deu pela grande concentração de pessoas, atraídas pelos nomes dos artistas e manifestações culturais, que se apresentaram no palco e proporcionou bem-estar e ganhos reais a auto-estima do maranhense. 

Uma pesquisa feita com cerca de 50 comerciantes, tanto em São Luís, quanto em Barreirinhas. Todos foram unânimes em expor sua satisfação e desejo para outras versões do projeto. 

Na sua primeira versão o projeto já ditou moda e muitos ritmos, aquecendo a economia local, sublinhando as tendências do setor do comércio local, especialmente nos táxis, lojas de artesanato, bares, restaurantes e comércio informal, que foram unânimes em afirmar que houve ganhos nos dias do evento. 

“O maranhense está com o poder de compra reduzido e valorizando mais do que nunca sua renda, e isto faz com que ele abra mão de alguns serviços, entre estes os de táxi. Estes shows deram maior volume aos usuários desse meio de transporte e foi muito bom para nós que trabalhamos aqui no entorno do Centro Histórico”, disse taxista Raimundo Nonato, ressaltando a importância do projeto para sua atividade. 

De acordo com os vendedores, comerciantes e ambulantes, o projeto veio em um bom momento, uma vez que julho é o mês de férias e a cidade recebe muitos visitantes. “Nossa capital recebe muitos turistas nessa época, dispostos a vivenciar a nossa cultura e consumir nossos produtos. Além de aumentar a renda, ainda, alegrou e embelezou o local onde trabalhamos”, comentou a proprietária de loja de artesanato, Flávia Martins. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário