sábado, 19 de setembro de 2015

Governo do Maranhão alinha parceria para o desenvolvimento do turismo no Parque dos Lençóis Maranhenses com o ICMBio

O governo do Maranhão, por meio da Secretária de Turismo, Delma Andrade, esteve reunido, nesta quarta-feira (16), com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em Brasília. Na pauta, a parceria para o desenvolvimento de ações sustentáveis, entre Governo do Estado e o ICMBio, visando a valorização, o controle ambiental e a promoção turística do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

A ação se dará por meio do “Plano de Dinamização do Ecoturismo e Turismo de Aventura do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses”, proposto pelo Governo do Estado, durante a reunião com o presidente do ICMBio, Cláudio Carrera Marretti. Entre as áreas de intervenção do plano estão a assinatura do Termo de Reciprocidade e um diagnóstico da situação fundiária das famílias que moram dentro do parque.

O plano também prevê a capacitação de 300 condutores em educação ambiental e em atividades do ecoturismo e turismo de aventura, a fiscalização do credenciamento de equipamentos e profissionais para atuar nas áreas de uso turístico e apoio na fiscalização do Parque.

A secretária Delma Andrade, destacou no projeto o ordenamento físico do estacionamento e banheiros dos lugares de maior visitação nos pontos de chegada de atrativos turísticos, a construção do posto de informação e controle (PIC) em Santo Amaro e Barreirinhas, e a formatação do melhor modelo de centro de visitantes, incluindo a estrutura física que ofereça informações e comodidade ao visitante e ação, em conjunto com a polícia ambiental, de fiscalização do parque.

Para a secretária, a ação é mais uma forma de regulamentar a entrada, potencializando a oferta de pontos de apoio para turistas e guias e incentivando a preservação do Parque. “Nós do turismo podemos ajudar no enfrentamento da situação de degradação ambiental que ainda existe no parque. É uma determinação do Governador Flávio Dino o apoio aos turistas que visitem os Lençóis Maranhenses, oferecendo uma estrutura física com conforto e segurança, mas sem esquecer que a educação ambiental e a preservação do parque são a principal preocupação do governo do Maranhão”.

O Presidente do ICMBio, Cláudio Carrera Marretti, lembrou da reunião entre ICMBio e Governo do Estado, que aconteceu no Maranhão, para tratar da situação da reserva biológica do Gurupi e do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, e afirmou a necessidade da presença massiva do instituto dentro do parque, inclusive no tocante a ocupação latifundiária do parque. “Em reunião com o Governador Flávio Dino, iniciamos a discussão que trará benefícios para nativos e visitantes dos Lençóis Maranhenses”.

Ainda segundo a secretária Delma Andrade, o plano visa desenvolver ações sustentáveis que valorizem e promovam turisticamente os Lençóis Maranhenses, em parceria com o ICMBio. “Com a melhoria do controle na visitação e com a oferta de condições mínimas de infraestrutura para os visitantes dentro do parque, iniciaremos uma nova fase de formatação da organização e segurança, beneficiando turistas e toda a gama de pessoas envolvidas  no setor”.

Também participaram da reunião os técnicos do ICMBio,  Sérgio Brant, Antonia Monteiro e Fábio de Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário