quinta-feira, 3 de setembro de 2015

GOVERNO DO MARANHÃO DEBATE TURISMO SUSTENTÁVEL NA CHAPADA DAS MESAS

Secretário Adjunto de Turismo do Maranhão com empresários e autoridades de Carolina, Riachão e representantes do Sebrae
 O desenvolvimento sustentável do turismo da região da Chapada das Mesas foi tema do encontro da Secretaria de Turismo do Maranhão com empresários e autoridades de Carolina e Riachão, além de representantes do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

Encontro debateu o desenvolvimento do turismo na região tocantina
De acordo com o secretário-adjunto de Relações com o Mercado da Secretaria de Turismo do Maranhão, Marcus Vinícius Campos, a região precisa estar atenta à necessidade do desenvolvimento focado na sustentabilidade. “O ecoturismo tem como premissa o cuidado constante com os atrativos naturais e este processo de consciência deve ser compartilhado entre os agentes locais, empresários e governos municipal e estadual”, ressaltou o secretário.

Na reunião também foram discutidos os pontos tratados como necessários para o desenvolvimento turístico de toda a região tocantina nos próximos anos. Destacou-se a qualificação profissional, a necessidade de construção de inventários turísticos e a sinalização turística como ações fundamentais para a consolidação da Chapada das Mesas como destino de Ecoturismo e Turismo de Aventura.

O secretário-adjunto de Turismo ressaltou o empenho da gestão Flávio Dino para o desenvolvimento da região e citou a pavimentação da MA - 334, que liga Riachão à Feira Nova do Maranhão. “Também não podemos deixar de lembrar as ações de promoção como a matéria na revista de bordo da Gol Linhas Aéreas, o episódio no Jornal da Record e o roadshow que será realizado no segundo semestre em três capitais”, disse.

Marcus Campos, na ocasião, também falou sobre a gestão da Secretaria de Turismo do Maranhão para a implantação de um curso técnico de turismo na unidade de Carolina do IEMA (Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão). “A gestão profissional do turismo garantirá a elevação da qualidade dos serviços, além de atrair novos investimentos para a região”, complementou. 

Campos reforçou, ainda, a importância dos novos voos recentemente anunciados pela Azul Linhas Aéreas para o turismo na região. “Diante disso, faremos uma ação de promoção da Chapada das Mesas em São Luís em outubro, visando o fortalecimento do turismo interno”. De acordo com o secretário-adjunto, o fomento da movimentação turística dentro do Estado também é uma preocupação da gestão atual e lembrou da próxima ação, que será o  “Espaço Turismo” na Fecoimp (Feira do Comércio e Indústria de Imperatriz), que acontece entre os dias 16 e 19 de setembro. “Os polos São Luís, Lençóis Maranhenses e Delta das Américas, e Chapada das Mesas serão promovidos de forma integrada”, comentou.

O grupo discutiu, ainda, a inclusão no PPA (Plano Plurianual) 2016-2019 de ações estruturantes e de promoção como a criação de um mapa turístico para atendimento aos turistas que visitam a região. Para finalizar, Marcus Campos ressaltou que a secretaria de Turismo do Estado encontra-se com um canal aberto para dar suporte ao setor em suas diferentes áreas e finalmente convidou Riachão a participar dos eventos e feiras de promoção do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário