terça-feira, 12 de julho de 2016

Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 - oportunidades de divulgar o Maranhão como destino turístico sem igual.

E D I T O R I A L

Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio 2016 são oportunidades que muitos atletas têm para mostrar o trabalho de uma vida. Foram anos de treinos e competições, busca de estratégias, quebra de barreiras e recordes, tudo isso para poder participar do maior evento esportivo do planeta. O atleta que chega ao Olimpo é diferenciado, mesmo que não consiga medalhas, já é um vencedor.

Estar numa Vila Olímpica é o sonho de todo atleta e ser medalhista é a glória para poucos. Muitos consideram um atleta olímpico como semideuses  Aos campeões as medalhas e louros da vitória e aos demais atletas a lembrança e honras por ter participado de um evento tão significante e que os projetarão para vida.

No turismo também é assim, feito de momentos e oportunidades. Quem sedia o evento já está no pódio da promoção, na vitrine das maiores operadoras, agentes de viagens e o consumidor final. E os demais Estados do Brasil? O Maranhão será que saberá tirar proveito dessas festividades? O Ministério do Turismo diz que entre 250 a 500 mil turistas estrangeiros passarão pelo Rio de Janeiro no período das competições e outros 6 bilhões de pessoas assistirão os jogos pela TV.

Então! O Estado que de alguma maneira estiver promovendo seu destino no evento dos cinco círculos, vai estar bem na VISTA. Mas, será que a exemplo de outros eventos de grande público e de grande prospecção midiática, como Jornada Mundial da Juventude Católica, Copa das Confederações e Copa do Mundo de Futebol em 2014, o Maranhão não esteve presente e, consequentemente, não tirou proveito da partilha desse “bolo” de turistas que vieram ao Brasil por conta desses eventos, e literalmente “descobriram” o Brasil, com exceção do Maranhão que não estava na rota, por falta de promoção. E agora? Será que vamos continuar a ver o turista passar?

Em tempo! Urge que a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo do Maranhão (Sectur), especialmente o Bureau que cuida do Turismo, que provoque o Ministério do Turismo (MiTur), o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), se reúna com organizadores do evento e veja as possibilidades de o Maranhão ter um estande de promoção em um espaço dentro dos eventos de congraçamento dos povos.

O Maranhão precisa estar inserido ou fazer parte do Boulevard Olímpico, um espaço que vai transmitir ao vivo as principais modalidades esportivas, mostrando aos atletas, comissões técnicas e imprensa do mundo nossas belezas naturais, culturais, históricas, saborear a nossa gastronomia, vivenciar os costumes de nossa gente, mostrando que o Maranhão é um Estado de encantos e de bem viver, que recebe os turistas e com uma maneira bem particular, como nenhuma outra parte do planeta.

Acredito que essa seria uma estratégia de promoção de maior alcance e de pouco custo que o governo teria, uma vez que o mundo todo estará de alguma maneira ligado aos eventos e sem sombra de dúvidas, a Rio 2016 vai facilitar a entrada de turistas estrangeiros no Brasil.

Nesse momento, a exemplo de atletas e comissões técnicas e seleções que disputarão as medalhas da Rio 2016, também pode ser o momento do turismo do Maranhão disputar uma vaga no pódio, mesmo que não tenha passado por nenhuma seletiva, mas, ainda é tempo de uma convocação/ provocação do MiTur, Embratur, Trade turístico local, governo Estadual e municipais na busca medidas de flexibilização, facilitação de promoção do destino Maranhão nos cinco continentes.



Com essa “seleção” em campo, é hora se discutir estratégia de também “maranhensizar” as Olimpíadas e Paraolimpíadas, e fazendo uso do legado desse grande evento, que é atrair turistas para o solo maranhenses para conhecer a magia e encantos de São Luís, Capital Patrimônio da Humanidade, as belezas dos Lençóis Maranhenses, Delta do Rio Parnaíba, Chapada das Mesas, Floresta dos Guarás, e tantos outros que fazem parte de nossa diversidade turística.

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