quinta-feira, 1 de julho de 2010

“...Vida de gado, povo marcado, povo feliz”



A descoberta, feita esta semana, é um clarão de centenas de hectares de mata de cocais entre outras espécies nativas, sendo desmatada na região de Coroatá/MA, sem que nenhuma autoridade ou organismo ambiental tome alguma providência, uma vez que existe uma lei estadual que protege a palmeira do babaçu e, nesse caso, inúmeras palmeiras estão sendo dizimadas para em seu lugar ser plantado capim para pastos, para engorda de gado.



Algumas comunidades estão sendo espremidas entre o asfalto da MA 335 e a grande área de terra que está sendo devastada por tratores que usando correntes derrubam tudo que encontram pela frente. A comunidade - que olha a ação sem nenhuma surpresa, haja vista que danos ambientais são praticados a todo o momento na região e ninguém faz nada - só tem a lamentar.




Desta vez, segundo moradores, o dano é feito pelo irmão do ex-presidente do Senado, Renan Calheiros. O que justifica tamanho estrago, sem nenhuma ação das autoridades locais. Esse desmatamento de grandes proporções é mais do que um crime ambiental entre tantos outros que volta e meia são revelados no Maranhão. Ele seria a comprovação que as atividades predatórias são praticadas a todo vapor, em nome do “desenvolvimento” de alguns que usam o nome do Estado em proveito próprio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário