quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Aumento do preço do petróleo é revés para setor aéreo, diz IATA

O aumento do preço do petróleo constitui "um revés muito grande" para o setor aéreo e poderá impedir um bom ano para as companhias, noticiou hoje a AFP, citando a Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA).

"As tarifas do petróleo constituem um grande problema que poderá mudar radicalmente a situação do setor", afirmou o diretor da IATA Giovanni Bisignani durante uma conferência de imprensa realizada em Tóquio nesta terça-feira (22).

Segundo Bisignani, o ano poderá, simplesmente por este fato "ser muito difícil de gerir, quando se esperava um ano lucrativo".

De acordo com fontes econômicas, o barril do petróleo está custando 104 dólares o que significa uma fatura de 32 mil milhões de dólares para o setor áereo. "Uma parte terá de ser coberta com o aumento do preço dos bilhetes, mas isso depende de decisões comerciais. Mas é um fardo para as companhias", explicitou o director da IATA. O barril de Brent ultrapassou os 108 dólares, ontem, em Londres - o preço mais alto desde a crise de 2008.

As receitas podem ainda diminuir devido à diminuição de voos para o Oriente Médio, devido à instabilidade política na região, sendo que é um mercado importante para as companhias europeias. A boa notícia é que poderá ser compensado com o aumento dos voos para a Ásia, zona em crescimento.

Os preços do petróleo bruto subiram nos últimos dias devido à escalada de violência no mundo árabe e particularmente na Líbia.

Texto reproduzido do site www.diariodoturismo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário