sexta-feira, 18 de março de 2011

Exposição no Museu da Ordem dos Frades Capuchinhos


Foi aberta no último dia 11 de março, sexta-feira, a Exposição “Vivendo a Quaresma”, no Convento da igreja do Carmo, Centro Histórico de São Luís. A exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, no horário das 14 às 17 horas, com acesso pela própria igreja ou pela garagem para pessoas portadoras de necessidades especiais. São 60 peças reunindo pinturas, esculturas, objetos usados na liturgia católica, dentre outros objetos. A exposição procura relembrar aos cristãos os momentos de sofrimento pelos quais Jesus passou antes da sua morte e ressurreição, evidenciando a importância do período da Quaresma e da Semana Santa.

Segundo Iraci Soares, Curadora da exposição, “aqui nós fizemos um recorte de algumas peças da exposição permanente para evidenciar o período da Quaresma nesta exposição temática, de tal forma que expusemos um confessionário, um manto de cor roxa simbolizando penitência, as cinzas simbolizando a entrada da quaresma, algumas pinturas representando os passos da Paixão de Cristo, um prato vazio simbolizando o jejum, uma das virtudes do período quaresmal, um crucifixo e a Bíblia simbolizando um convite à oração durante o período, os ramos simbolizando o Domingo de Ramos, uma imagem de São Francisco representando a caridade, além de algumas peças usadas durante as celebrações”. As peças sacras são um atrativo à parte, e revelam as práticas religiosas dos frades.

Algumas peças chamam a atenção dos visitantes, dentre os quais um flagelo e um cilício, acessórios usados pelos frades, um gomil, composto pela jarra e bacia usadas na cerimônia do Lava pés, acessórios usados na missa dos Santos Óleos, um missal e outros objetos usados durante as celebrações. O Museu da igreja do Carmo e da Província dos Frades Capuchinhos possui peças oriundas dos estados do Maranhão, Pará e Amapá, nos quais a ordem está estabelecida. O museu existe há quatro anos e se encontra sempre aberto à visitação, representando mais uma importante atração cultural e turística para o Maranhão.

Um comentário:

  1. Venho por meio desta apresentar meus agradecimentos pela a oportunidade concedida. Agradeço o reconhecimento do meu trabalho pelo o espaço cultura da igreja do Carmo e dos frades capuchinhos. E pela atenciosa e significativa reportagem, SEMANA SANTA É TEMA DE “VIVENDO A QUARESMA” publicada por esse respeitado e magnífico meio de comunicação cultural!
    Deus abençoe sempre toda equipe para que todos continuem contribuindo com afago e caráter dos valores culturais para a sociedade!
    Limitado ao exposto, fique com meus votos de estima e consideração.
    Iraci Soares.

    ResponderExcluir