quarta-feira, 13 de julho de 2011

Copa e elogios a Pedro Novais marcam a abertura do 6° Salão do Turismo


O turismo na "cesta de consumo do brasileiro" marcou o norte do discurso de Pedro Novais, ministro do Turismo, na abertura da 6º edição do Salão do Turismo - Roteiros do Brasil, que aconteceu a pouco, no Parque do Anhembi, capital paulista, e segue até domingo (17).

Na cerimônia, marcada pelo minuto de silêncio em homenagem às 16 vítimas fatais do acidente aéreo, ocorrido na manhã desta quarta-feira, em Recife, estiveram presentes autoridades políticas ligadas ao Turismo.

O presidente do Fornatur (Fórum Nacional dos Secretários Estaduais e Dirigentes de Turismo), Domingos Leonelli, elogiou os esforços do ministro Pedro Novais para o reconhecimento mundial do potencial turístico do Brasil e ressaltou que com o espaço obtido, a partir de agora é preciso focar nos benefícios que esta boa fase trará para o país. "Temos tarefas importantíssimas com a Copa de 2014, mas a principal é o legado que o evento deixará para o Brasil. Precisamos avaliar o turismo pela sua importância estratégica", disse.

Em seguida, o deputado federal Jonas Donizette e a senadora Lídice da Mata reforçaram os benefícios que a Copa do Mundo trará ao país, ressaltando sua importância e as ações do MTur (Ministério do Turismo) para que o evento seja bem sucedido. Lídice chegou a comparar a Copa com o Carnaval alegando que este evento recebe turistas de todo o mundo para cá e que há estrutura suficiente para acolhê-los bem. "Eu não entendo porque não acreditam que o Brasil possa receber a Copa. O MTur precisa deixar a gente conquistar um legado, principalmente os estados do norte e nordeste, que já são grandes destinos", enfatizou.

O último a se pronunciar foi o ministro Pedro Novais que fez um discurso de "prestação de contas". Novais falou sobre suas ações no ministério e aproveitou para ressaltar a confiança que tem na presidência de Dilma Roussef. "Apesar de ser pessimista por natureza, eu creio no governo Dilma e no trabalho que estamos desenvolvendo", ressaltou.

Hotelaria e a Copa de 2014

O ministro do Turismo anunciou a assinatura, na semana passada, no Rio de Janeiro, do projeto de Classificação das Redes Hoteleiras, que pretende gerar competitividade e garantia do serviço contratado para o usuário. Ele emendou o assunto com o também novo Sistema de Registro de Hóspedes, que será lançado em agosto, em Salvador (BA): "A ficha deixará de ser um martírio". A ideia é que todos os hotéis utilizem o sistema e evitem filas e transtornos tanto aos hóspedes quanto aos funcionários no check-in.

"Sabemos que nosso comprometimento com a Copa é grande. É um evento que ficará na mente de todos os participantes. Por isso, outras ações estão sendo elaboradas e devem ser expedidas até dezembro de 2011", disse o ministro.

Novais afirmou ter renda suficiente para incentivar a melhorada estrutura de redes hoteleiras que esperam receber milhares de turistas nas cidades-sede da Copa. E avisa: "Já temos novas redes construindo no Brasil especialmente para a Copa".

A capacitação de pessoas para atender à demanda turística foi outro ponto abordado: "Estamos comprometidos com a qualificação de mais de 300 mil pessoas do setor. Elas aprenderão inglês e espanhol básico". A ação faz parte do programa Bem Receber Copa, realizado em parceria com a FGV (Fundação Getúlio Vargas) e a Fundação Roberto Marinho.

Na cerimônia, estiveram presentes autoridades como o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Wagner Rossi, o governador da Bahia Jacques Vagner, o prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, o ministro de Minas e Energia Edson Lobão, o Presidente da EMBRATUR Flávio Dino, Secretário de Turismo do Maranhão Tadeu Palácio, Secretário Municipal de São Luís Liviomar Macatrão, Prefeito de Barreirinhas Alberico Filho, secretários municipais entre outras autoridades.

O evento, intitulado a maior feira de apresentação e comercialização de destinos turísticos do País, é organizado pelo MTur (Ministério do Turismo) e aberto ao público final, com estimativa de mais de 100 mil visitantes nos quatro dias de eventos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário