quinta-feira, 14 de julho de 2011

"Turismo étnico Afro Brasileiro" no Salão do Turismo


Uma das novidades no 6º Salão Nacional de Turismo é o espaço da Associação Nacional do Turismo Afro-Brasileiro – ANTAB que este situado na área da Região Sudeste no estado de São Paulo.

Apresentando informações sobre projetos, roteiros e o programa de desenvolvimento do turismo étnico afro, tendo como principal referência à influência da cultura negra, a ANTAB participa pela primeira vez desde o seu lançamento no salão com um espaço próprio.

Um dos atrativos são os roteiros Afro São Paulo, Afrotur, o livro Paulicéia Afro; e os projetos de leis municipais existentes que cria o Dia do Turismo Étnico Afros Brasileiro e articulados pela entidade junto as Prefeituras e Câmaras Municipais de Campinas, Bauru, Santos, São Paulo e Salesopolis.

Além disto, também há de se destacar os “Seminários de Empreendedorismo e Turismo Étnico Afro Brasileiro – Oportunidades com a Copa do Mundo de 2014” que já foram realizados no RIO DE JANEIRO, BAHIA, PORTO ALEGRE, BELÉM DO PARÁ, e nas cidades de Campinas, São Paulo, Araraquara, Itapevi, Salesopolis, Suzano, Paulínia, Santos, Bauru e Ribeirão Preto, onde algumas ações como a realização de mapeamento das atividades culturais do segmento afro-brasileiro que podem fazer parte de roteiros e produtos turísticos.

E ainda,a implementação da Lei 10.639 nas escolas através do turismo pedagógico em locais com equipamentos e atrativos afro-étnicos; o desenvolvimento do empreendedorismo sustentável como no caso da capacitação das artesãs capilares (sendo que a categoria foi inclusa na Classificação Brasileira de Ocupação do Ministério do Trabalho e Emprego em 2009 através de solicitação e acompanhamento da direção da ANTAB); a organização de conferências municipais envolvendo as entidades representativas da comunidade negra e o governo municipal com o objetivo de se buscar de forma conjunta o desenvolvimento do setor em cada localidade.

Uma das grandes novidades no salão é a questão do enfoque do Turismo Afro e as Matrizes Africanas; a participação da população negra representada por entidades e órgãos representativos do Poder Legislativo e Judiciário na elaboração de estratégias para o segmento em todo o estado de São Paulo e no Brasil.

A Secretaria Especial para Promoção da Igualdade Racial, juntamente com representantes de entidades coordenadas pela ANTAB estará tratando junto ao Ministério do Turismo e outros órgão do governo federal propostas para a inclusão do turismo étnico como um dos principais produtos de promoção institucional do Brasil.
O Deputado Federal Jonas Donizete – Presidente da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara Federal confirmou ontem total, ao presidente da ANTAB senhor Francisco Henrique Silvino, apoio e empenho no trabalho em favor do turismo étnico afro e se comprometeu há estar auxiliando nas tratativas junto ao Governo Federal com relação às necessidades apontadas pela entidade para a valorização e fomento do setor no território nacional.

No próximo dia 16 de Julho ás 16 horas, acontece o lançamento do Instituto Nacional de Desenvolvimento do Turismo Étnico Afro Brasileiro – INDTEAB, no espaço da ANTAB na Região Sudeste.

A INDTEAB programou para setembro uma visita técnica, objetivando um seminário de empreendedorismo, turismo étnico afro-brasileiro – oportunidades com a copa do Mundo 2014, a entidade já busca uma parceria com a Secretaria de turismo do Estado para a realização do evento.

Um comentário:

  1. infelismente a pessoa que esta a frente da antab,o sr francisco henrique silvino, não passa de um grande mentiroso que usa o orgão para enganar extorquir pessoas de boa fé como nós,aqui quem escreve e o sr paulo sergio de oliveira quem quizer saber mais sobre o sr francisco me ligue 1147484517,lembrando que sou idoneo e tenho endereço e FRANCISCO H SILVINO

    ResponderExcluir