sexta-feira, 1 de junho de 2012

Estacionamento não é respeitado no Centro

O sistema de estacionamento rotativo funciona desde 2004 no centro de São Luís, mas o que seria a solução para a desordem na área central da cidade, segundo flanelinhas credenciados para trabalhar no sistema e motoristas, se tornou uma grande bagunça. Os usuários afirmam não se sentir seguros ao utilizar o serviço e, por saber que a fiscalização não é eficiente, se recusam a pagar pela vaga. Os guardadores credenciados denunciam pessoas, cujos carros ficam estacionados durante horas, e que ao retirá-los da vaga querem pagar apenas R$1,00, referente apenas à uma hora de ocupação.

O sistema de estacionamento rotativo com uso de parquímetros passou a ser utilizado no centro de São Luís em 2004, determinado pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT). Inicialmente, funcionava somente nas ruas da Paz e do Sol com 176 vagas. Hoje, quase oito anos após sua implantação, muitos são os problemas. Um deles é a falta de segurança no serviço prestado pela empresa Rotativo Estacionamento, que contratada pelo Município para administrar o serviço.

"Eu não pago mesmo. Quem me garante que esses caras repassam o dinheiro para a empresa? Além do mais, não vou pagar para estacionar na rua. Não tenho nenhuma garantia de que não vai acontecer nada com meu carro", disse o administrador de empresas André Santos Duarte, de 57 anos.

Outros motoristas desconhecem a empresa que monitora o estacionamento no Centro, como é o caso do designer gráfico Alessandro Costa. "Eu não venho muito ao Centro, mas das vezes que vim os flanelinhas nunca me falaram que estavam trabalhando para uma empresa", enfatizou.

Prejuízos - Os flanelinhas que foram credenciados para receber o pagamento pelo uso das vagas de estacionamento rotativo afirmam ter prejuízos, já que alguns motoristas se recusam a pagar R$1,00 por hora. "É difícil a situação. As pessoas que trabalham aqui perto e estacionam todos os dias pagam direitinho às vezes me dão até um extra. O problema são as pessoas que vêm ao Centro e não querem pagar pelo fato de estarem na rua. Eu não posso obrigá-las a pagar e sobra para mim", disse o flanelinha Nonato Costa, que trabalha em frente à Praça Benedito Leite.

Em alguns pontos, os parquímetros não estão funcionando ou foram retirados para manutenção há quase quatro meses e nunca recolocados pela empresa que administra o sistema, o que desacredita mais ainda o serviço. "Por enquanto, a máquina não está funcionando, mas como a maioria das pessoas que estacionam aqui já é conhecida, elas pagam. Às vezes, elas pedem para pagar um pouco a menos e eu deixo, já que não tem máquina mesmo", ressaltou Alberth Auresth da Silva, que trabalha na Rua do Sol.

O gerente administrativo da empresa Rotativo Estacionamento, Casemiro Costa Azevedo, informou que há 1.014 vagas em todo o Centro, mas apenas 350 estão funcionando de forma regular e o não funcionamento de forma adequada do sistema é por causa da falta de fiscalização da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT).

A Prefeitura de São Luís foi contatada, mas não respondeu até o fechamento desta edição.

Jornal O Estado do MA

Nenhum comentário:

Postar um comentário