sexta-feira, 5 de abril de 2013

Dia da Terra ressalta a importância da conscientização nas escolas


Ações como a da rede educacional FasTracKids merecem destaque

As datas comemorativas foram criadas para homenagear pessoas ou fatos históricos importantes. Nada mais justo que a Terra - nossa casa dentro do universo - tenha um dia só dela. A boa notícia é que ele já existe, e é comemorado em 22 de Abril.

No ano de 1970, o senador norte-americano, Gaylor Nelson criou o Dia da Terra com o objetivo de abrir discussões sobre a real importância do nosso planeta. Ele também queria conscientizar a população mundial sobre os problemas de destruição e degradação do meio ambiente, além do uso não sustentável dos recursos naturais, e tantos outros aspectos que ameaçam a vida do planeta.

A ideia de criar este dia de conscientização sobre a importância da Terra surgiu depois de um derramamento de óleo no mar, que ocorreu em Santa Bárbara, no estado norte-americano da Califórnia, em 1969. O primeiro Dia Mundial da Terra contou com a participação de aproximadamente 22 milhões de pessoas nos Estados Unidos.

A data também é comemorada aqui no Brasil e existem diversas ações de conscientização nas escolas espalhadas pelo país. Uma iniciativa interessante e que merece destaque é a do FasTracKids, – curso extracurricular voltado para o desenvolvimento intelectual de crianças com idades entre 2 e 8 anos - que possui um módulo em sua grade curricular totalmente voltado para a Terra.

Neste módulo, as maravilhas do planeta Terra e suas variedades são reveladas à medida que as crianças estudam o clima, a geologia e as forças da natureza de maneira lúdica e divertida. Por meio de atividades e jogos os alunos conhecem a formação do planeta, desde sua superfície, até o seu centro.

Segundo Luciana Lessa, franqueada da unidade FasTracKids Boa Viagem, em Recife, o objetivo do módulo é “mostrar aos pequenos a diversidade do nosso planeta e a importância de preservarmos o meio ambiente e focarmos nas fontes de energia renováveis”.

Para Luciana, trabalhar este tema com as crianças desde cedo é extramente importante. “Por meio do estudo do planeta em que vivem os alunos conseguem desenvolver o amor e o respeito pela Terra. É assim que o FasTracKids consegue transformar seus alunos em uma geração consciente”, explica.

Luciana conta que as crianças sempre demonstram curiosidade por assuntos relacionados ao nosso planeta e por meio dos pequenos a família também é conscientizada.  “Muitas vezes as lições aprendidas aqui no FasTracKids sobre preservação, consumo consciente e reciclagem são levadas para casa e compartilhadas com os pais e irmãos”, afirma.

São iniciativas como a do Senador Gaylor Nelson, que ao criar o Dia da Terra conscientizou milhões de pessoas sobre os problemas que atingem o meio ambiente, e a do FasTracKids, que por meio do ensino forma pequenos cidadãos conscientes, que fazem a diferença na preservação do planeta.

Fonte: Assessoria FasTracKids - www.fastrackids.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário