quinta-feira, 4 de abril de 2013

Moradores de Carolina atingidos pela barragem fazem manifesto contra o CESTE



Diversas famílias do município de Carolina atingidas com a obra da barragem de Estreito saíram às ruas nesta quarta-feira (03), em manifestação contra o descaso por parte do Consorcio Estreito de Energia (CESTE), responsável pela construção da Usina Hidroelétrica de Estreito (UHE). 
O impacto das obras causou inúmeros prejuízos às famílias que sofrem com problemas nas moradias que compromete a estrutura das casas com iminência inclusive de desabamento. O problema ocorre devido à elevação do lençol freático.
Os moradores ribeirinhos que perderam suas casas, principal fonte de renda das famílias também denunciam o caos deixado pelo empreendimento.
As Associações de Atingidos pela Barragem de Estreito (AABE) e Carolina Transparência e Cidadania (CTC) que participaram da manifestação contam com o apoio da prefeitura que vem acompanhando e cobrando ações urgentes por parte do CESTE.
“É de total interesse da prefeitura de Carolina que o assunto tenha uma resolução o mais rápido possível. Estamos desde o início deste ano trabalhando junto às associações e ao CESTE para que soluções imediatas sejam tomadas no intuito de amenizar os transtornos da população atingida”, explicou o prefeito Ubiratan Jucá.
O problema que perdura desde o início das obras há cerca de seis anos previa como ação de compensação pela construção do empreendimento no município, 32 programas sociais. Entre as principais demandas elencadas, a criação da praia de Carolina, que tinha conclusão prevista para maio de 2011 e ações de controle da elevação da água para não haver aumento no número de casos de dengue.
Os moradores temem agora o fim das obras e o abandono total das ações previstas. A Prefeitura deverá intermediar nos próximos dias uma nova reunião com representantes do CESTE para discutir o problema e encontrar soluções que atendam a demanda dos atingidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário