sexta-feira, 17 de abril de 2015

Henrique Alves toma posse como novo ministro do Turismo

O ex-presidente da Câmara dos Deputados Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) tomou posse nesta quinta-feira (16) como novo ministro do Turismo em cerimônia no Palácio do Planalto. Ele assume a pasta no lugar de Vinícius Lages, afilhado político do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).

Alves foi anunciado novo ministro da pasta nesta quarta (15), por meio de nota divulgada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência. Derrotado na eleição para governador do Rio Grande do Norte, ele era cotado para figurar no primeiro escalão do governo que tomou posse em 1º de janeiro, mas acabou ficando de fora.

Em seu discurso, Dilma afirmou que Henrique Alves desenvolverá “ainda mais” o turismo no país. Ela citou a preparação para as Olimpíadas e afirmou que, assim como na Copa do Mundo, os turistas deverão ser bem recebidos no país. “O ministro Henrique Eduardo Alves vai ajudar a desenvolver ainda mais a indústria do turismo no país. Dou a ele boas vindas. Sei que ele vai trabalhar muito para que o brasil esteja cada dia mais capacitado para dar boas vindas aos turistas daqui e do mundo inteiro, gerando para nossa população mais renda e mais empregos em uma área inteiramente sustentável”, disse.

A negociação em torno da ida de Alves para a pasta envolveu a presidente Dilma Rousseff, o vice-presidente, Michel Temer, e o PMDB. Temer chegou a afirmar que "certamente" Alves iria ocupar uma vaga no Ministério de Dilma. No entanto, como o Ministério do Turismo era comandado por um afilhado político de Renan, a troca poderia desagradar o presidente do Senado.

O novo ministro, que foi deputado por 44 anos, teve o nome citado em acordo de delação premiada da Operação Lava Jato, mas o Ministério Público Federal entendeu que não há indícios suficientes para a abertura de inquérito para investigá-lo.

Mais cedo, após participar de cerimônia em homenagem ao Dia do Exército, o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), disse que a escolha de Henrique Alves para o Turismo é “orgulho” para a bancada do PMDB na Casa.

“Ele [Alves] é um grande quadro da bancada do PMDB e do PMDB como um todo, até porque foi presidente da Câmara, foi deputado por 44 anos. É um quadro excepcional. Então, para nós, para a bancada do PMDB e para o PMDB, é sempre uma honra, um orgulho ter o Henrique [como ministro]”, disse Cunha.

“E é um orgulho para qualquer governo ter o Henrique em seu ministério”, acrescentou o presidente da Câmara.

Vinícius Lages é nomeado chefe de gabinete de Renan Calheiros
O ex-ministro do Turismo Vinicius Lages foi nomeado, nesta quinta-feira, 16, para o cargo de chefe-de-gabinete do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). A nomeação foi publicada hoje na edição do Boletim Administrativo do Senado.

A presidente Dilma Rousseff mandou emissários ao presidente do Senado para oferecer três opções a Lages: as presidências da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) ou da Infraero. As propostas não foram aceitas.

"A presidente ofereceu cargos muito importantes, mas declinei por coerência com o que temos afirmado de que não se trata de cargos neste momento, mas de desacreditar num projeto de desenvolvimento onde o reconhecimento sobre o que fazemos foi avalizado pelo mercado, pelo Congresso e pelo governo", disse Lages.

Questionado sobre a troca no comando do Turismo nesta quarta, Renan disse que não cabe a ele comentar o assunto. “É uma decisão da presidente”, limitou-se a dizer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário