quarta-feira, 29 de julho de 2015

Governo realiza projeto ‘Férias na Biblioteca’ até sexta-feira (31)

O Governo do Estado preparou uma programação especial para esta última semana de férias escolares, na Biblioteca Pública Benedito Leite (BPBL), na Praça Deodoro, e no Museu de Artes Visuais (MAV), na Praia Grande, em São Luís. A iniciativa é parte da política cultural do governo Flávio Dino de incentivar o público a ir com mais frequência às casas culturais como museus e bibliotecas.

“Estamos, desde o início do ano, fomentando ações que aproximem mais a população das casas de cultura. Por isso, temos oferecido atividades especialmente para crianças que têm acesso a ricas fontes de conhecimento. Desta forma, contribuímos para a formação de um Maranhão que percebe os seus museus e biblioteca como espaços legítimo da memória coletiva”, explicou a secretária de Estado da Cultura Ester Marques. 

 A BPBL, que já desenvolve um trabalho voltado ao público infanto-juvenil de forma permanente, por meio do projeto ‘Terça na Biblioteca’, realiza, a partir desta terça (28) até sexta-feira (31), o projeto ‘Férias na biblioteca’.

As inscrições são gratuitas, e devem ser feitas pelos responsáveis das crianças na BPBL e Juvenil Viriato Corrêa (anexo da Biblioteca Benedito Leite), na Praça Deodoro, em São Luís. 

Destinado a atender crianças de 7 a 10 anos de idade, as atividades do projeto na Biblioteca acontecerão sempre das 9h às 12h, com uma programação que inclui brincadeiras, jogos culturais, criação literária, visita guiada, exibição de filmes e livros. 

A escritora Camila Reis Brito fará performance do livro de sua autoria ‘Canções Divinas’ e haverá uma oficina de contação de histórias realizada pela arte-educadora, Rosângela Teixeira Souza. Também será realizada a distribuição de livros de literatura infantil. 

A Diretora da BPBL, Aline Nascimento, explica que a ação responde a uma demanda crescente. “Nos meses de férias escolares mantemos a Bendito Leite em pleno funcionamento, pois recebemos visitação em um fluxo de visitantes e leitores bastante satisfatório. Este é um resultado que comemoramos, pois é fruto de um reconhecimento cada vez maior de que equipamentos como a Biblioteca estão se transformando em espaços cativos da população”, declarou. 

Férias no Museu Histórico e Artístico 

Na reta final do mês de julho, o Museu Histórico e Artístico realiza atividades concentradas no Museu de Artes Visuais (MAV), na Praia Grande. A unidade promove, nesta terça-feira (28), uma ação de viés cultural e educativo. 

A partir das 15h haverá a releitura de obras do museu. De forma paralela, das 14h às 17h, acontece a oficina de Instrumentos Ópticos, que será conduzida pelo fotógrafo e pesquisador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Ifma), Carlos Eduardo Cordeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário