quinta-feira, 17 de setembro de 2015

As Cantadeiras do Sisal e Aboiadores de Valente apresentam seus cantos e tradições nesta quinta


Os cantos de trabalho das produtoras de fibras da cidade de Valente, na Bahia, e os aboios dos transportadores de gado são a atração musical do projeto Sonora Brasil desta quinta, dia 17 de setembro. Com a entrada gratuita e classificação livre, a apresentação das Cantadeiras do Sisal e Aboiadores de Valente acústica inicia às 19 horas, no Teatro Alcione Nazareth.

Conhecida como a principal produtora de sisal do país, a cidade de Valente, com apenas 27 mil habitantes, tem a sua economia alicerçada na produção de fibras e cordas, mas também apresenta muitas fazendas agropecuárias (bovina e caprina). A produção da fibra perpassa por várias etapas desde o plantio à fabricação dos produtos e nesse árduo processo as cantadeiras de sisal entoam cantigas com temas desde a infância a memórias mais recentes que tratam de questões cotidianas e fazem alusão a particularidades da produção sisaleira. O grupo é formado por Izabel, Alda, Ivamarcia, Carminha, Marisvalda e Cássia.

Já o aboiadores, responsáveis por conduzir as boiadas pelos campos do semiárido baiano, também executam seu ofício ao som de toadas e aboios (canto sem palavras entoados pelos vaqueiros quando conduzem o gado pelas pastagens ou para o curral). Ailton Aboiador e Ailton Jr., pai e filho, formam dupla nas cantorias e são bastante reconhecidos na região.

Destaladeiras de Fumo Arapiraca e Mestre Nelson Rosa em São Luís

Os cantos dos salões de fumo levaram ritmo e alegria ao palco do Teatro Alcione Nazareth nesta terça-feira (15). Com um repertório variado, a apresentação conquistou o público. Jane Lindoso, integrante do Grupo Afrôs, revelou que sempre acompanha o projeto e sabe como é difícil difundir a cultura popular. “É muito importante resgatar nossas tradições, raízes. Ter a oportunidade de manter contato com toda essa riqueza é uma experiência única”, afirmou.

A integrante do grupo Destaladeiras de Fumo Arapiraca revelou que o projeto também tem permitido o aprendizado sobre outros grupos como As Ganhadeiras, que são lavadeiras, e o Samba de Coco, evidenciando que os cantos e costumes das diferentes regiões dialogam.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário